REVOLUÇÕES LIBERAIS.
O surgimento da esfera pública na Europa e como tal influencia as grandes revoluções liberais.
O liberalismo surge na Europa do Século XVIII em crítica ao absolutismo através de trabalhos sobre política publicado pelos filósofos Jonh Locke, que defendeu o voto, Montesquieu que instituiu os três poderes e Adam Smith, filósofo e economista que adotou a lei da oferta e da procura.
O Estado liberal é um modelo de governo desenvolvido no iluminismo baseado na liberdade de expressão, na liberdade de mercado, na propriedade privada e na república. Surgiu após a revolução francesa motivada por ideias liberais.
Dentre as características desse período podemos elencar liberdade individual, igualdade jurídica, tolerância, livre mercado, contrato social e não intervenção do Estado na economia.
A liberdade de expressão advindo do liberalismo do século XVIII se transformou e chego na contemporaneidade provocando muitas polêmicas. Uma delas, são as fakes News, que são uma espécie de jornalismo marrom ou propagandas caracterizadas pela disseminação deliberadas de informações equivocadas ou fraudulentas através da imprensa e mídias sociais online.
Elas são escritas e publicadas com intenção de enganar e tem como objetivo prejudicar uma organização, entidade ou pessoa para obter ganhos financeiros e favorecimentos políticos utilizando manchetes sensacionalistas fabricadas para aumentar a quantidade de visualizações e de compartilhamentos, além de ganhos gerados por cliques na internet.
O novo cenário criado pela internet e pela tecnologia também mudou as dimensões da luta pelo poder. A exemplo temos a batalha do 5G que envolve China e Estados Unidos pelo monopólio da tecnologia.
Essa quinta geração da telefonia móvel se encaminha para uma nova guerra declarada por Trump. Esse duelo tem a ver com a preocupação com o pioneirismo da
China que aponta o esforço de Pequim para construir grandes grupos empresariais para obter um rápido domínio de mercado. Aponta também a modernização do exército e traz consigo implicações militares sérias.
Comentários
Postar um comentário